segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TV Digital & HDTV



Com a chegada e a expansão do sinal aberto de Tv Digital (DTV) aqui no Brasil, muitas dúvidas e discussões surgem a respeito do formato da imagem, qualidade, suporte, cobertura, etc. e irei com esse post ajudar a entender melhor essa novidade e mostrar onde conseguir mais informações a respeito.
A primeira grande questão polêmica é quanto a diferença entre HDTV e DTV, ou seja, TV de alta definição e TV digital.
HDTV (High-Definition Television) ou Televisão de Alta Definição é um padrão de televisor no qual as imagens são mais detalhadas pois usam mais linhas para formar imagens, podem usar 720 ou 1080 linhas horizontais.
DTV (Digital Television) ou Televisão Digital é uma televisão capaz de receber sinal no padrão digital, que se está expandindo pelo país.
Atualmente temos várias HDTVs que não são "TVs digitais", pois ser "HDTV" não significa que o aparelho irá receber sinal de TV no formato digital, mas essa sigla indica que a TV é capaz de produzir imagens em alta definição a partir de uma fonte externa como videogame, reprodutores blue-ray, ou mesmo um conversor "set-top box" .


Exemplo de vídeo modo "Entrelaçado"

Progressivo? Entrelaçado? 720i? 1080p?

Esse número é a quantidade de linhas que compões a imagem, geralmente vem acompanhado de uma letra: i ou p (ex: 720i, 1080p) que refere-se ao modo em que as linhas aparecem: p - Progressivas (Progressive) ou i - Entrelaçadas (Interlaced).
Uma imagem em movimento é formado por várias imagens estáticas (frames) reproduzidas em sequência, e cada imagem é reproduzida linha por linha, mas em um intervalo tão pequeno que se torna imperceptível a visualização dessa "criação". No modo Progressivo, cada frame é reproduzido por completo, "progressivamente" é processada linha por linha. Já no modo Entrelaçado, cada frame exibibe metade das linhas, primeiro são exibidas as linhas "ímpares" depois as linhas "pares" são reproduzidas e o dispositivo (tv, computador, etc.) se encarrega de completar as linhas restantes de cada frame, usando a interpolação, por exemplo, em filme 1080i primeiro aparecem a linhas de ímpares de 1 a 1079 depois aparecem as linhas pares de 2 a 1080.
O método Entrelaçado sofre perda na qualidade da imagem, no entanto é necessário menos "banda" para sua transmissão, em outros termos, é mais leve.



E esse "set-top box"?

Quem possui uma HDTV ou mesmo uma TV comum e quer usufruir do sinal digital, tem a opção de adquirir um "set-top box" ou conversor digital. É um aparelho que captura o sinal digital e envia a imagem e o som em alta definição para seu televisor.
A TV digital brasileira é capaz de transmitir imagens em até 1080i com 5.1 canais de áudio, ou seja, para aproveitar ao maximo o que esse novo padrão tem a oferecer é preciso um equipamento que ofereça suporte esses requisitos. Mas se você não tiver uma TV de alta definição e tiver um set-top box não tem problemas, mas a qualidade será inferior e mesmo assim ainda melhor do que o sinal analógico, sem chuviscos ou "fantasmas". :)



5.1 canais de áudio?

Na TV analógica a maioria dos canais transmitem som estéreo, ou seja, utiliza 2 canais, esquerdo e direito. Com o sinal digital é possível utilizar 6 canais de áudio independentes, esses 6 canais são distribuídos de maneira "5.1", 5 canais de áudio (2 frontais, 2 traseiros e um frontal) e um sobwoofer para reforço de graves.
Essa distribuição visa uma maior imersão, as caixas são posicionadas "cercando" (Surrounding) o espectador. Se um carro passa por trás da perspectiva da camera, ouviremos o som vindo das caixas de som traseiras, e assim por diante.



Tudo na transmissão do sinal digital é em alta definição?

Não, depende da programação e das emissoras. Por exemplo, novelas e futebol geralmente já contam com conteúdo em alta definição. Já alguns filmes, comerciais e alguns programas mesmo utilizando o sinal digital ainda estão em "resolução padrão".


O que é melhor, uma DTV ou uma HDTV + set-top box?

Isso já vai depender da necessidade de cada um, uma DTV é mais simples por ser apenas um aparelho, mas uma HDTV + set-top box se torna uma boa escolha se já tivermos uma ou mais TVs comuns em casa, supomos a seguinte situação: você pussui 2 HDTVs, uma de 26 polegadas no quarto e uma de 32 na sala, é mais simples comprar o conversor digital e assistir conteúdo digital onde quiser sem ter trabalho de ficar levando as TVs de um lado a outro. Mas se você mora sozinho, adota a filosofia de "quanto menos controles remotos, melhor" vai logo de DTV.

Resumindo é isso! qualquer dúvida, é só postar um comentário!

2 comentários:

  1. Eu tenho uma dúvida.

    Fiquei sabendo que a transmissao brasileira era apenas em 720p, mas vc disse q sao 1080i. E então, qual o certo?

    ResponderExcluir
  2. É possivel ocorrer a transmissão a 720p,mas o padrão brasileiro(ISDB-TB) suporta até 1080i, mas nao significa que a programacao seja toda a 1080i, a emissora pode aproveitar resolucões mais baixas para transmissoes multiprograma. É muito interessante o artigo da wikipedia que mostra todas as especificações do ISDB-TB( http://pt.wikipedia.org/wiki/ISDB-TB ).
    Inclusive lá fala sobre a transmissao 1seg e a multiprogramacao na tv digital, qualquer outra duvida, estamos aí!
    :D

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog: