sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Placas de vídeo episódo 2: Vídeos onboard



Poucos foram os que montaram seu primeiro computador do zero já com uma placa de vídeo offboard com tudo já pronto pra se divertir com os jogos mais atuais com bons detalhes gráficos... Ou seja, a maioria teve de sobreviver bastante tempo com o temido vídeo onboard e sonhando com aquela placa offboard, e até hoje muitos que estão montando seus pcs terão que começar dessa forma, mas a realidade hoje é que temos bons vídeos onboard e alguns deles podem trabalhar em conjunto com algumas placas offboard.
Mas não espere milagre dos vídeos onboard, boas soluções integradas são aquelas que suportam vídeos em alta definição, funcionam tranquilamente com os recursos do Aero (Windows Vista e 7) e até se "atrevem" a rodar jogos atuais, mesmo que com suas configurações gráficas em "low".
Meu primeiro computador tinha um vídeo onboard "sis 730" e foi decepção total, na época estavam surgindo e se tornando populares diversas tecnologias como o "Transforming and Lighting - T&L" e "Pixel e Vertex Shader - SM" e quando algum jogo tinha como requerimento alguma dessas tecnologias, as placas (on ou offboard) que não vinham com tais especificações, ou não rodavam o game de maneira satisfatória ou simplismente não rodavam, e demorou para saírem as onboards com T&L e SM.
*minhas maiores frustações:
Prince of Persia Sands of Time que requeria SM e Tomb Raider Angel of Darkness que rovada de maneira horrível (quadro-a-quadro) sem T&L.



Placa de video onboard e offborad trabalhando juntas? Como?
Se sua placa mãe conta com um vídeo onboard mais moderno da Nvidia ou AMD/ATI, é provavel que ele suporte Hybrid-Sli/Hybrid-Crossfire, mas o que é isso?
SLI e Crossfire são duas tecnologias que permitem que duas placas de vídeo offboard trabalhem em conjunto, teoricamente dobrando o potencial gráfico.
No caso do Hybrid SLI/Crossfire o vídeo onboard trabalha em conjunto com uma placa de vídeo offboard "discreta" da mesma empresa, fazendo com que você tenha um desempenho gráfico bem mais aceitável do que apenas o vídeo onboard ou apenas uma placa de vídeo mais simples offboard.



E o vídeo onboard de um notebook?
Bem, tratando-se de portateis a situação muda um pouco, geralmente quem compra um notebook não pensa muito em jogos, e os notebooks para jogos são muito caros.
Mas se você pretende comprar um note, gosta de jogos e não pretende gastar mais de R$3500 em um, há sim algumas opções interessantes que utilizam chips gráficos da AMD/ATI (por exemplo: HD3200), que não são tão caros.
Alguns notes com soluções integradas da Intel também se tornam interessante pelo preço, mas olhar as configurações do portátil como um todo é bem mais prudente do focar-se apenas no vídeo.



Outros recursos de um bom vídeo onboard
Um mercado em constante desenvolvimento é o dos HTPCs (Home Theater Personal Computer), geralmente são computadores montados em gabinetes menores e que se destinam principalente a filmes e musica, o hardware não precisa ser tão possante quanto um hardware usado em um pc para games, ou seja, usar uma placa-mãe com um bom adaptador gráfico integrado é o ideal.
Placas mãe destinadas ao uso em HTPCs vem dotadas além de uma porta VGA e/ou DVI, uma porta HDMI. E também devem ser capazes de reproduzir filmes em HD (1080p).

Já pra quem tem uma placa de vídeo top e gosta de economizar energia, temos também o recurso Hybrid Power da Nvidia ou Powerplay da AMD/ATI, que "desliga" o vídeo offboard e deixa o onboard trabalhar quando o offboard está ocioso ou em aplicações básicas que não necessitem de tanto poder gráfico.

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog: