segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Batman: Arkham Asylum e o PhysX na prática


Semana passada comentei sobre o lançamento o demo do "Batman: Arkham Asylum", e como um bom curioso eu baixei e testei.

Eu também falei que algo interessante era o suporte ao PhysX, mas foi bem constrangedora minha experiencia quando ativei tal recurso no jogo, simplismente é necessário uma GTX 260 ou superior para poder usufruir do PhysX no modo "normal", no modo High é nessário além da GTX 260, uma 9800GTX só para o processamento da física, mas de teimoso eu ativei mesmo assim. No game não cheguei nem a 3 fps, ao desativar esse recurso consegui jogar acima dos 35fps, no máximo dos gráficos, resoluçãp: 1440x900, 16x anisotropic e 4x de anti-aliasing.



Eu não acho que a mudança que eu vi, tenha justificado o "peso". Assisti um vídeo no youtube mostrando a diferença com e sem PhysX, e realmente eu perdi alguns efeitos legais, mas repito, não creio que tenha justificado o quanto ficou pesado.
Não posso afirmar, mas parece uma jogada de marketing por parte da Nvidia.



Mas no geral pareceu um jogo interessante de se jogar, vejamos alguns detalhes:




Boa jogabilidade
Você pode se esconder por muitos lugares no mapa, é possivel deixar o inimigo inconsciente de várias formas. O combate corpo a corpo pareceu bem arcade, com bons combos e apesar de ser "clique clique" as lutas se dão de uma forma bem dinâmica.




Ótimos gráficos
O jogo utiliza a engine Unreal 3, tem ótimos gráficos conforme podemos ver nas screens e nos diversos vídeos que lançaram até agora e é relativamente leve se desativado o PhysX.
Nas screens o Batman parece um boneco de plástico, mas no game as animações são muito suaves, retirando um pouco essa impressão.




Enredo
Consiste em uma armadilha que confina o Batman dentro do sanatório Arkham, lugar onde estão seus principais inimigos e apesar de o jogo passar um clima bem "dark" não é sanguinário, os inimigos são deixados inconscientes e o Batman não usa armas de fogo nem cortantes (pelo menos não jo demo :p).




Segue abaixo mais algumas screens do jogo:








*Máquina usada nos testes:
Atlhon X2 6000+ 3.0ghz
2GB DDR2 667 dual channel
Geforce 9600 GSO 384MB DDR3 (625/1800mhz)
Windows 7 Ultimate 32bits RC
Forceware 190.38

2 comentários:

  1. verdade esse physx é pura furada...ja vi varios jogos com fisica sem essa porcaria de physx..ex: call of duty 4 e cia. esse physx destroe a performace do Batman: Arkham Asylum ..aki com o physx ligado naum chegou nem a 3 frames..sem ele vai a 60 frames. a config: aki é core2 quad q-6600, 4 giga de ram 800 mhz , geforce 9800gtx +...afffff

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  2. é.. eu achei que são poucos efeitos adicionados pra muito hardware exigido, Physx passou de ser uma tecnologia inovadora para se tornar uma jogada de marketing, mas eu particularmente não trocaria a minha 9600GSO por uma gtx260 apenas pra poder ver uns papeis vuando no cenário e fumaça interativa.. :D

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