terça-feira, 4 de agosto de 2009

SSD, você já conhece?


Tenho certeza que muitos já conhece, mas ainda tem muita gente que só ouviu falar ou até mesmo quem usa o pc casualmente talvez não conheça.
Tendo em vista que o SSD tem grande potencial para substituir os lentos e barulhentos HDs, eu acho de fundamental importância conhecer nem que seja um pouco do assunto.




Mas o que é SSD?

Falando brutamente, é um pendrive de alta velocidade e alta capacidade (nem tão alta assim, se comparado aos HD atualmente).
O HD covencional é composto por discos magnéticos e cabeças de leitura, ler ou gravar um dado em um HD é um processo mecânico, as cabeças se movem lendo/gravando os dados nos discos magnéticos...
Já o SSD não é composto por partes móveis, tudo é eletrônico, devido a isso o tempo de acesso é menor, consequentemente a velocidade para "buscar" os dados é bem maior.



HD e suas partes mecânicas



Resistência
Por não possuir nada mecânico, o SSD é bem mais resistente a pancadas, sendo ideais para notebooks e um fato que favorece o seu uso em computadores portáteis é o menor consumo de energia, o que aumenta o tempo de duração da bateria do mesmo.

Velocidade
Quem já viu um EeePC 701 inicializando com Windows XP instalado?
Se sim, você se deve se lembrar de como um netbook com um Celeron 900mhz reduzido a 630mhz e 512MB de memória RAM bota muito core 2 duo no chinelo (lembrando, na inicialização do XP!).
E olha que o SSD usado no Eeepc é lento se comparado aos SSDs atuais, o truque está justamente no tempo de acesso dos arquivos: na inicialização de qualquer sistema operacional são necessários vários arquivos "espalhados" pelo HD (ou SSD, pendrive, etc) e um HD demora muito para busca-los, ao contrario de um SSD.
Outro fator que conta é que a taxa de transferências em um HD varia de acordo com o local acessado, blocos situados no fim da unidade tendem a serem transferidos mais lentamente, diferentemente dos SSDs.

Tamanho
Fisicamente falando, um SSD geralmente é construído do tamanho de um HD de notebook (2,5') e em termos de capacidade ainda deixa a desejar principalmente pelo alto custo, um modelo de 120GB pode sair por mais de R$1.500,00, mas esses preços estão caindo..


Por muito tempo os processadores, memórias, placas de vídeo vem evoluindo a uma velocidade que o HD não consegue acompanhar, nos fazendo esperar sempre por ele mas parece que essa realidade em breve vai mudar, so falta mesmo cairem os preços dos SSDs.
-----

As aulas na faculdade começaram hoje.. o tempo para o blog vai encurtar um pouco, mas não creio que isso será um problema!
Kauê


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog: