quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MP10.. 9.. 8.. 7.. 6.. 5.. 4.. 3.. 2.. 1 BUM!

Quem nunca ficou tentado a comprar um "MP7"? Quem nunca teve um "MP3"? E quem nunca viu a TV em um "MP10"? E o mais importante, quem sabe as diferenças?
Antes de começar a falar um pouco mais a fundo, gostaria de dizer que não me refiro aos players "de marca", ipods, etc.
Toda essa febre começou com os MP3 players que tiveram seus nomes reduzidos a apenas "MP3" - que na verdade não é o nome de um aparelho, é nome de um formato de música digital -, mas esses aparelhos não "só reproduziam música", eram também gravadores de voz, pendrives, rádio fm, alguns agenda eletrônica... Além de tudo apareceram a um preço muito atrativo em relação aos "players de marca" como Ipods, Sony Wallkman; e foi nos quesitos preço e "multi funcionalidade" que os MP3 ganharam o público, muitos inclusive se perguntavam o por quê de um aparelho com tantas funcionalidades a mais eram quase um terço do valor de um Ipod? Responderei com outra pergunta: o que você prefere quantidade ou qualidade?



Pouco tempo depois a banda larga se popularizou junto com os vídeos digitais e aí surgiram os "MP4", que somavam aos recursos de um "MP3" a funcionalidade de poder ver vídeos.
Na minha opinião foi a partir dos "MP5" que a bagunça começou, tentaram e até tentam colocar o máximo de funcionalidades em um só aparelho.
Tudo bem, temos que evoluir, mas o que está acontecendo hoje com os "MP's" já está saindo do controle, "temos" em um só "MP": duas câmeras de 5 megapixels, suporte a 2 chips GSM, TV analógica, touchscreen, players de música e vídeo... Mas algum desses recursos realmente funciona como deveria ou pelo menos funciona de acordo com o especificado?


Enfim, não existe oficialmente a nomeclatura "MPx", apenas mp3 - formato de música digital - mas existem os "MPx" por aí, no entanto a maioria do vendedores não sabem a diferença entre um MP8 e um MP9.



Mas, com relação aos aparelhos nomeados por "MPx" temos a seguinte sequencia:

MP3 - Player de músicas.

MP4 - MP3 + player de vídeos.

MP5 - MP4 + câmera, webcam e alguns rodam jogos com a extensão nes (roms do snes).

MP6 - MP5 + Funções de um telefone celular, bluetooth, etc.

MP7 - MP6 + TV analógica

MP8... - Depende do fabricante e do vendedor (vaic..? Hiphone..?).


:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog: