domingo, 6 de setembro de 2009

Visão cruzada, estereoscopia 3D





Complementando o post "3D em sua casa!", falarei um pouco mais sobre como funcionam e como usar algumas técnicas de visualização de conteúdo em 3D.
Estereoscopia é um processo no qual duas imagens de perspectivas diferentes se fundem em uma só, dando a "sensação 3D". No caso de nossa visão, cada olho capta uma imagem e o cérebro junta as duas em uma só e assim podemos ter noção de profundidade, posicionamento, etc.
Tendo isso em mente a indústria do cinema e dos games estão tirando proveito desse fenômeno e oferecendo filmes e jogos em 3D. Quando você vai ao cinema 3D, são fornecidos óculos para a visualização do seu conteúdo em sua plenitude. Se você puder, pode comprar o kit "3DVision" da NVidia para jogar em 3D, mas se você apenas teve curiosidade de ver o conteúdo 3D oferecido pelo Youtube, como fazer? Veremos a seguir.

Primeiro, vamos ver como funciona a esteoscopia:


Na imagem acima, há 2 objetos, 1 observador e 2 pontos de visão.
A "bola" e a "cruz" são os objetos, em verde temos o campo de visão. No exemplo o espectador está focando a "cruz", observe abaixo como cada imagem é vista por cada olho ou câmera:




Veja como as imagens são mescladas pelo observador:



O objeto focado fica no meio e a diferença dos outros objetos em cada imagem é o que causa o efeito 3D, a "Esteoscopia".

Modos de visualização:

Óculos 3D
O mais comum é o uso de óculos especiais, geralmente cada lente tem uma cor, a combinação
mais comum é "vermelho/azul". As 2 imagens captadas passam por um filtro, uma fica azulada e a outra avermelhada e elas são misturadas. Os óculos servem para separar as imagens, a lente azul "anula" o lado vermelho e a lente vermelho "anula" o azul, assim cada olho capta uma imagem diferente e isso simula a "estereoscopia".

Visão cruzada
É um meio bem desconfortável de visualização, nesse as duas imagens ficam lado a lado, e você deve ver a imagem da esquerda com o olho direito, e vice-versa.

O problema está no "foco", se você deseja ver qualquer coisa, você focaliza esse objeto, na visão cruzada seu foco não está na imagem que deseja ver. Veremos alguns passos para facilitar esse método:
-Estique o braço e toque no monitor, a essa distância a imagem fica pequena, mas não precisa forçar muito os olhos.
-Pegue uma caneta e coloque a "meia distância" entre você e o monitor;
-Olhe para a ponta da caneta e vá aproximando ao seu rosto, mas observe em segundo plano a imagem, aos poucos vão se formando três imagens, sendo a do meio em 3D.

Ilustrando, esse metodo funciona da seguinte maneira (a bola vermelha simboliza a caneta):



Qualquer dúvida, podem escrever!
:D

7 comentários:

  1. o problema na visão cruzada é nao consigo ver nada porque desfoca!

    ResponderExcluir
  2. eba eu esse anonimo ai consegui :yahoo:

    ResponderExcluir
  3. O problema da visão cruzada é justamente esse, tentar focar uma imagem de uma maneira "não natural", demora um tempo e as vezes nem dá certo, tem um truque que é não tentar focar a imagem, focar outro objeto que esteja entre vc e a imagem, assim vc vai prestando atenção na imagem atras, mas sem tentar foca-la!

    ResponderExcluir
  4. FUNCIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOONA *-----*

    ResponderExcluir
  5. Esse caso da visão cruzada, funciona, é muito interessante, mas fazer isso com a visão por um longo tempo deve dar uma tremenda dor de cabeça, pouco segundos que fiz me senti incomodado.

    ResponderExcluir
  6. consegui!!!
    demoro pra volta depois mas vi!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu consegui,e agora como faço pro meu Zóio voltar ao normal... tá cruzado e num descruza mais....shuashuashua

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog: