quarta-feira, 29 de julho de 2009

3D em casa!


Computação pessoal em 3D

Visualizar vídeos, fotos e jogar com mais realismo é muito mais divertido! Pensando nisso, reuni algumas informações sobre o assunto, às quais passo a compartilhar com vocês!



Youtube 3D

O youtube está realizando testes com algus vídeos em 3D. Você constrói um óculos 3D ou segue umas das técnicas existentes (mais detalhes abaixo :D ) e pronto! Sem equipamento adicional você consegue um efeito muito bom com os vídeos.



3D Vision (Nvidia)




A Nvidia lançou oficialmente no Brasil a tecnologia 3Dvision, que consiste na visualização em 3D de jogos, filmes e imagens a partir do uso de um "kit" composto por óculos especiais que fundiona em conjunto com uma placa de vídeo da Nvidia e um monitor que suporte a taxa de atualização de 120hz.

O preço sugerido é de R$699 (dos óculos), mas acho que não irão vender por "apenas isso".

De acordo com a nvidia há mais de 300 jogos compativeis com a tecnologia, não é necessario a instalação de nenhum patch.


Mas, se você já tem uma Geforce já é possível usufruir desta tecnologia sem a compra de outross equipamentos adicionais, claro que a qualidade será inferior mas da ter uma boa noção de como funciona e se divertir um pouco.
** Ativar este recurso consome muitos recursos principalmente da placa gráfica, a minha geforce 9600GSO 384MB "chora" ao rodar GRID no modo "esteocospico 3D", por isso que no site da nvidia as placas ditas como as que suportam a tecnologia para jogos são as 8800GT e 9600GT pra cima.


Ok, quer testar?

-Construindo os óculos 3D.

Existem vários padrões para óculos 3D, o mais comum, mais barato e mais facil de fazer é o clássico óculos de papelão, que tem "lentes" vermelha e azul.

Lembrando que estes óculos funciona tanto no youtube quanto nos jogos habilitando a função esteoscopia 3D no driver da Nvídia de acordo com o tutorial que vou descrever neste mesmo post.



Para fazer, basta comprar papel celofane azul e vermelho e uma cartolina (serve papel, mas fica ruim). Depois é so fazer como na figura, recortar o molde e colar o papel celofane.
O vermelho deve ficar do aldo esquerdo e o azul do lado direito.

Pronto!



Mais detalhes sobre o Youtube 3D

Vou usar o exemplo de um vídeo em que mostra o jogo "Assassins Creed" em 3D:
Procure por "assassins creed 3d" ou simplismente use este link, se você já estiver com os óculos 3D, é só curtir.
Mas se você não tiver com os óculos, existem outras técnicas para a visualização em 3D do vídeo:

Logo abaixo do vídeo temos várias opções, umas das possiveis visualizações sem o óculos é por "visão cruzada", mas é bem desconfortável de usar, eu não consegui.
Neste link você pode ver um bom tutorial, mas é em inglês pois não achei um bom em português.

Para ver mais vídeos em 3D no Youtube, pesquise por "youtube 3D", os melhores que eu vi vou passar os links:

Assassins Creed 3D
Demonstração Gato em 3D
Demosntração mosca em 3D
Dragão 3D - não tem opções de escolher o modo de visualização

Mais sobre "estereoscopic 3D" da Nvidia.

Como dito anteiormente, a Nvidia disponibiliza em seus drivers mais novos a opção de jogar em 3D, mas só funciona com óculos 3D, o caseiro funciona.

**Uma dica: antes de ativar, reduza as configurações gráficas do jogo, e vá aumentando aos poucos depois de ativar até conseguir um bom desempenho.

Para habilitar o rescurso "estereoscopia 3D" vá ao painel de controle da Nvidia e procure por esssa opção:


Quando clicar em "enable" vai aparecer uma tela de configuração, se não aparecer clique em "Run Setup Wizard" selecione a segunda opção em que aparece os velhos óculos de papel, a depois é so seguir os passos e pronto! Rode algum jogo e aproveite!

Site oficial 3D Vision

Qualquer dúvida, pode perguntar!
:D

3 comentários:

  1. mmmm

    This post is very good, i'll make my oculos 3D.

    Thanks for your help, blog recomended!

    ResponderExcluir
  2. Show o post, não vejo a hora de testar
    vou hoje mesmo comprar os celofanes... ahiehaih e jogar Avatar no pc ligado na tv

    vamos ver este tal de 3d como é que funciona

    ResponderExcluir
  3. quanto custa + ou - papel celofane

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog: