quarta-feira, 29 de julho de 2009

Windows 7



Windows 7, alguem já usa?


Eu estou usando, e se você gosta de novidades e testar novos recursos, eu recomendo que você baixe a versão RC (release condidate) que a Microsoft ta liberando até o dia 20 de agosto.

Tudo bem, "só teremos o direito de usar" até março de 2010, mas até lá eu acho que valha a pena ver se a gigante dos softwares realmente cumpriu o que prometeu.

Minhas impressões iniciais sobre o 7 e o Windows Vista:

Já estou usando o Win 7 (32bits) como meu Sistema Operacional padrão. Eu até tentei usar o Vista (64 e 32 bits) durante um período, mas mesmo com as atualizações instaladas as "telas azuis" eram muito constantes, alguns programas que eu uso não eram compativeis e eu achava os elementos dele muito "saturados" (muitos efeitos, pra mim tornava ate a vizualização um pouco comprometida).

Uma boa parte desses problemas foram resolvidos, até agora não tive problemas com instabilidade, apesar de o visual não ter mudado muito eu achei tudo muito organizado.
Adorei a nova barra de tarefas, acessar a rede está mais rapido, detectou todo meu hardware sem a necesidade de instalação de drivers.

Nova barra de tarefas:


Ficou mais intuitivo navegar na internet, os botões foram agrupados e agora são visualizador por icones. Tudo bem, o Vista ja fazia isso, mas aqui isso esta mais organizado e a "quick launch" agora é a propria barra de tarefas, por exemplo: você pode colocar os atalhos dos programas mais usados já direto na propria barra, quando clicar nele o ícone será realçado e o programa aberto, quando o mesmo for fechado o ícone do programa continuará lá para ser acessado mais rapidamente uma outra hora.

Organização de janelas:

Ao arrastar a janela ao topo da tela tem-se a janela maximizada, e ao arrastar-la ao topo mas no extremo lateral de algum lado, ela fica ocupando "meia tela", sendo util para comparar fotos, e documentos, por exemplo.
Quando levamos o mouse ao lado inferior direito da tela, é exibido o contorno de cada janela..




Rede:


No XP e no Vista, quando digitavamos algum endereço/diretorio de rede no "executar" (ex.: \\computador) muitas vezes demorava para aparecer a janela, isso foi agilizado e é como se eu tivesse acessando uma pasta no meu priprio pc.
A segurança também foi melhorada, podendo criar senhas para determinado grupos de trabalho.
*usei apenas rede cabeada.

Performance:

Essa nova versão do Windows roda mais suave que o Vista e o XP, pois utiliza melhor os recursos da máquina, no entando consome bastante ram.
Quem tem 1GB pode usá-lo para internet, office.. mas não pense em jogos.
Com 2GB estou rodando alguns jogos aqui, mas as vezes sinto um slowdown decorrente de swap.

** configurações mínimas básicas: processador de 1ghz, 1GB de ram, 18GB de HD.



Outras considerações:

Eu só tive problemas ao instalar o Deamon Tools, fora isso nenhum outro programa que eu usava deu problemas de incompatibilidade.
Em algumas instalações apareceu uma tela dizendo que talvez o programa não tenha sido instalado corretamente e mostrando as opções "instalar com as configurações recomendadas" ou "sim, o programa foi instalado corretamente", mesmo assim não tive problemas na utilização dos mesmos.

Ouvi relatos de pessoas que instalaram essa mesma versão que eu estou usando e que alguns programas não funcionam, so depois de trocar o executável (ex.: msnmsgr.exe, na pasta do messenger).

A respeito de drivers, so instalei mesmo o da placa de vídeo, pois drivers mais atuais geralmente são mais rapidos que os "default" do windows. Todo o resto do hardware foi detectado e instalado normalmente.



Qualquer dúvida, crítica ou sugestão sintam-se a vontade para comentar!
:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog: