quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Linux? Não???




Não estou aqui pra desencadear uma discursão Windows x Linux, mas você já usou Linux? O que achou? Bem, a verdade é que mais ou menos em 2002, 2003 só mechia no Linux quem realmente entendia do assunto ou era um curioso que queria uma alternativa ao Windows.
Atualmente esse cenário mudou e o Linux está em diversas escolas públicas, já vem instalado em vários pcs novos e para cada utilitário ou programa (popular) do Windows podemos encontrar pelo menos algo parecido para Linux. Algumas distribuições mais completas como o Debian possuem uma infinidade de utilitários e programas para todos os gostos e aplicações em seu repositório.

Bem, vejamos alguns motivos para se usar Linux (tendo em vista o usuário final comum):




Facilidade, em algumas versões:
A frase "Linux é muito dificil de se usar" já não descreve o de cenário hoje. Muitas distribuições já vem prontas para o usuário final, seja no quesito "instalação" ou no quesito facilidade de uso. As interfaces gráficas estão bem amigável, os programas (pacotes) já vem pré-instalados, etc.
É possivel usar Linux em quase qualquer computador sem ter que alterar nenhuma confuguração do mesmo, usando um DVD ou pendrive bootável disponibilizado por várias distros.





Interface gráfica:
Há algum tempo atras a comunidade open-source introduziu o conceito de "desktop 3D" na computação pessoal com o compiz/beryl, mas o que é isso?
Acima do núcleo do Linux ou qualquer sistema operacional temos a interface gráfica, no Linux temos várias opções de escolha: "KDE", "Gnome", "XFCE" e outras. Trabalhando junto com alguns dessas interfaces (ou gerenciador de janelas) temos um utilitário que tras vários efeitos para a área de trabalho como efeitos de transparência, 3D e muitos outros.
Além de deixar o desktop mais bonito ainda adiciona algumas funcionalidades interessantes, confira no youtube e tenha uma melhor noção do que estou falando:




Programas:
Como dito no início da matéria existem vários programas para diversos tipos de trabalhos e necessidades já instalado e disponíveis para diversas distribuições, quem só usa office e internet está bem servido:

De programas "de escritório" temos o que já OpenOffice já está em um estado bem amadurecido e temos o não muito conhecido "Lotus Symphony" da IBM que apesar de exigir um hardware mais robusto, é uma ótima alternativa ao Openoffice e tem visual bem agradável.
Navegador acho que só preciso citar um, o Firefox.
Programas de mensagens instantaneas temos o amsn, pidguin, mercury, emesene, kopete e outros. Como vantagem de alguns dessas "mensageiros" temos o fato de alguns poderem se conectar a vários protocolos (icq, msn..) ao mesmo tempo.



Agora vamos aos motivos que me levaram a não usar Linux como meu sistema operacional principal:


Incompatibilidades...
Bem, o primeiro problema que eu encontrei foi para configurar minha webcam, que é "xing ling". Agora o problema de compatibilidade de drivers com outros dispositivos uma boa parte da culpa é dos fabricantes, alguns não dão suporte completo para outros sistemas "não-Windows".

Outro problema é com relação aos jogos, grandes títulos atuais (ou não) são desenvolvidos apenas para Windows, pois dependem do famoso DirectX para funcionar.
Já ví vários "simuladores Windows" que rodam jogos mais antigos de maneira satisfatória no Linux, mas na maioria são complicados de serem configurados o que desencorajam o seu uso.


Outras considerações
Algo que pode ser considerado as vezes bom, as vezes ruim é a imensa diversidade de distribuições disponíveis (Slackware, Fedora, Debian, Ubuntu, Gentoo, Kurumin, Famelix, Sabayon, Mandriva e vários outros).
O lado bom é que temos ótimas distribuições internacionais e nacionais, cada distro tem seus atrativos e isso dá ao usuário um grande leque de possibilidades.
O lado ruim é que alguns pacotes não são "cambiáveis" entre as distos, se é feito para Debian talvez não rode no Fedora, vice-versa.

Pablo Picasso dizia que "Bons artistas copiam...", e não são poucas as semelhanças do Windows 7 com certas distros Linux, muitos podem dizer que os programadores do opensource podem ter se inspirados na Microsoft, mas quem acompanha os dois lados sabe que cada um surge com uma novidade diferente e algumas boas delas partem do lado "freeware da coisa".

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog: