segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nem sempre 1+1 = 2 !

Hã?
A justificativa para o título desse post não é tão simples assim, claro que numericamente a matemática prova que 1+1=2, mas pegando um exemplo em informática: será que um pente de memória de 2GB tem a mesma performance de dois módulos de 1GB juntos?
Mostrarei algumas casos na computação pessoal em que nos beneficiamos em usar da retundancia como é o caso do RAID, Dual e Triple Channel, SLI, Crossfire e outros casos.




Começando pelo mais conhecido, o Dual Channel.
Perguntei a pouco se dois pentes de memória tem a mesma performance, e agora venho com a resposta: nem sempre.
A memória principal do PC, a RAM, além da capacidade e do tipo (DDR, DDR2, DDR3) tem outros atributos, como frequência, "banda" e latência.
A frequência ou clock é a velocidade que ela transfere dados e se comunica com o processador, o clock mais comum das memórias DDR2 é 667MHz ou 800MHz, tendo em vista que a lagura de banda é 64 bits, uma memória DDR2 800MHz transfere até 6400MB/s ((800 *64)/8).
Mas onde o Dual Channel entra?
Sem entrar em muitos detalhes, se usarmos dois módulos de memórias identicos, ao processador vai acessar a memória a 128 bits (64bits por canal, usando dois canais: 128bits) dobrando a taxa de transferência máxima teórica, no caso da memória DDR2 800MHz, para 12800MB/s!
O conceito vale também para o Triple Channel, so que ao invés de ser usadas memórias aos pares, usamos de 3 em 3, e a a banda passa a ser 192bits (64 * 3).
Para usar esse é aconselhável usar memórias idênticas, mas já vi casos em que foram usados módulos de diferentes marcas e o Dual funcionou.

Pontos fortes:
Maior desempenho nas aplicações
Pontos fracos:
Pode custar mais;
Aconselha-se usar memórias identicas, pode dificultar um upgrade futuro.






RAID
Essa é uma tecnologia que há um bom tempo já existe nos servidores, e de uns anos para cá está vindo com força para os PCS, usando dois ou mais discos rígidos iguais já dá pra fazer um arranjo RAID em seu sistema.
Mas o que é isso?
Se você tem dois mais discos e quer que eles trabalhem juntos, é o RAID que faz isso, seja para ganhar desempenho ou ter mais segurança com seus dados.
Para isso temos vários níveis, mas so abordarei aqui os mais comuns ao usuário "normal" de PCs, o RAID 0 e RAID 1.

Desempenho:

O RAID 0 utiliza um conceito parecido com o Dual Channel, utiliza 2 ou mais discos como se fossem 1, ou seja, 2 discos de 160GB é como se fosse 1 de 320GB.
Cada arquivo a ser gravado no disco é quebrado em partes e é gravado simultaneamente nos discos, teoricamente dobrando a performance de disco da máquina.

Confiabilidade:

O RAID 1 já é um recurso interessante para aumentar a confiabilidade do sistema, á que ele usa técnicas de espelhamento para os discos, no caso de falha de um deles, todos os seus arquivos já estarão seguros no outro, aí se utilizado 2 discos de 160GB você só poderá usar os 160GB.

Organização:
Também existe o JBOD que não é exatamente um arranjo RAID. Ele junta 2 discos e reconhece como apenas um, não precisa ser de mesmo tamanho, ou seja, se usado um de 160GB e um de 320GB o sistema reconhecerá um de 480GB, no entanto nesse arranjo não haverá ganho de performance como em RAID 0.

Existem vários outros arranjos RAID, inclusive que "juntam" as carcterísticas citadas acima (espelhamento e divisão de dados juntas), mas só se torna interessante para servidores ou usuários hardcore, devido ao alto custo.

Pontos fortes:
Melhor desempenho ou melhor confiabilidade, você escolhe;
Maior facilidade de upgrade.
Pontos fracos:
No caso do RAID 0: Se 1 hd der defeito, "já era"...





E, por ultimo e não menos interessante temos os modos que usam várias placas de vídeo: SLI, Hybrid SLI, Crossfire e hybrid Crossfire.

Esses modos visam juntar duas placas de vídeo de modo a trabalharem em paralelo para determinada aplicação, no geral são váios modos, mas o tudo consiste na mesma idéia.

Não necessariamente ao se usar duas placas de vídeo já estaremos "no lado SLI/Crossfire" da coisa, até por que uma placa mãe que tenha dois slots pci-express x16 pode não suportar essas tecnologias.
Mas então pra que colocar dois slots "de placa de vídeo"?
Bem, como visto em tópicos anteriores é possivel usar uma placa para o processamento gráfico e outra para o processamento da física (Physx). Temos também a possibilidade de usar multiplos monitores com diversas placas de vídeo.

Para quem tem placas onboard temos os modos hibridos do crossfire e do sli, que consiste em fazer com a placa de vídeo onboard trabalhe junto com uma offboard (de entrada), aumentando o desempenho e sendo uma saída barata para montar um pc básico, mas que rode alguns jogos.

Pontos fortes:
Várias configurações possíveis, para diversos gostos e bolsos.
Pontos fracos:
No caso do SLI e do Crossfire (não os modos hybrid) há um consumo muito alto de energia, na maioria das vezes montar um arranjo desses sai caro.




:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog: